Gestão de Planos de Saúde e Gestão da Sinistralidade

Publicado em:
Categoria: Notícias

A taxa da sinistralidade pode ser entendida como um índice que é calculado utilizando a razão entre sinistros (custos de assistência) e o prêmio (receitas da assistência), medida em percentual. Deste modo, é possível entender que a sinistralidade é a relação entre despesas assistenciais e a receita de plano de saúde.

Custos da assistência são todos aqueles decorrentes da utilização nos consultórios e clínicas médicas, nos laboratórios, nas clínicas de imagem, nos serviços de terapia, nos hospitais e em todos os estabelecimentos de saúde que prestaram serviços aos beneficiários.

Seria ideal que os planos de saúde atuassem com taxa de sinistralidade entre 70% e 75% para manterem o equilíbrio atuarial e financeiro. No entanto, no mercado de saúde suplementar os planos de saúde têm apresentando percentuais acima de 80%, no caso de autogestões, a taxa de sinistralidade média tem ultrapassado os 90%, trazendo desequilíbrio com consequente preocupação, desafios para os gestores e insatisfação dos beneficiários com seus planos de saúde.

A Qualirede faz a terceirização dos processos operacionais dos planos de saúde e a gestão dos custos. Temos obtido redução significativa da taxa de sinistralidade, com foco na redução de desperdícios, garantindo a satisfação dos beneficiários dos planos de saúde e também dos nossos clientes.

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

ANS divulga resultados do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS

A solução completa para transformar a gestão da sua operadora 

O médico de família e comunidade: Celebrando o cuidado integral e humanizado

Dezembro vermelho: Desafiando o estigma e a discriminação ao portador do HIV

Análise sobre o Panorama ANS 2024