O que você precisa saber sobre a Atenção Primária à Saúde – APS?

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Categoria: Qualirede
Você está familiarizado com o termo APS? A Atenção Primária à Saúde – APS tem se tornado cada vez mais reconhecida como uma opção para reduzir o absenteísmo, a sinistralidade dos planos de saúde e obter resultados positivos para os beneficiários.

A Atenção Primária à Saúde – APS é a principal porta de entrada para os serviços de saúde e se caracteriza por um conjunto de ações em saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção, proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na saúde do beneficiário.

Nesse texto, você entenderá por que o cenário é favorável para se investir em Atenção Primária à Saúde-APS no seu plano de saúde e quais vantagens  podem ser oferecidas para os beneficiários com a implantação desse modelo de gestão integrado.

O que são as Clínicas de APS?

Chamamos de Clínica de APS a clínica voltada à Atenção Primária à Saúde, que conta com uma equipe multidisciplinar com objetivo de identificar as principais demandas e necessidades individualizadas de cada beneficiário.

O primeiro contato com um serviço de atenção à saúde, oferece um atendimento abrangente, eficiente e baseado no histórico familiar e estilo de vida, identificando as necessidades de saúde da pessoa e da família ao longo da vida. As clínicas de APS se caracterizam por possuírem fluxos bem definidos que garantem a resolutividade das principais demandas que chegam para equipe de Atenção Primária à Saúde.

Além disso, possui um cuidado diferenciado percebido desde o primeiro contato com a equipe, através de profissionais altamente qualificados preparados para atender as mais diversas demandas nos diferentes ciclos da vida. Isto através de um acolhimento humanizado e empático, entendendo que cada ser é único e junto dele há muitos aspectos envolvidos a serem considerados.

Devido a essa complexidade, nossas consultas são personalizadas contando com o apoio de atendimentos presenciais e por teleconsulta com equipe multidisciplinar.

Como é composta a equipe da clínica de APS?

A equipe de saúde da Atenção Primária à Saúde – APS é interdisciplinar, composta por médico de família e comunidade, enfermeiro especializado em atenção primária à saúde, técnico de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e farmacêuticos.

Todos esses profissionais irão desempenhar suas atividades de forma individualizada (consultas), e em conjunto com dois ou mais profissionais (interconsulta e atividades coletivas) com o objetivo de aumentar a resolutividade e a satisfação do usuário.

E o modelo de APS de fato tem resolutividade?

O modelo assistencial em saúde implantado na Clínica de Atenção Primária à Saúde – APS pode garantir alta resolutividade. Trata-se de um modelo que aplica a corresponsabilidade, ou seja, as responsabilidades pelos cuidados à saúde dos beneficiários é compartilhada entre ele e sua equipe de saúde.

Trabalhando juntos, beneficiário e equipe tendem a ter mais sucesso, principalmente, porque considerando que 50% dos determinantes em saúde estão relacionados aos hábitos de vida, o trabalho em equipe é fundamental para que o beneficiário junto às orientações e apoio da equipe de saúde consiga potencializar o autocuidado.

De que forma os beneficiários, gestores de saúde e as operadoras são beneficiados com a APS?

Beneficiários:
Quando se tem um médico de referência qualificado e uma equipe de saúde que auxilia no autocuidado, as pessoas tendem a recuperar a saúde, além de aumentarem a qualidade de vida de maneira mais eficiente.

Gestores de saúde:
As equipes multidisciplinares são responsáveis pela resolução dos problemas mais comuns da população, atualizando as ações que as pessoas precisam seguir.

Com as boas práticas, os pacientes passam a se sentirem mais satisfeitos e há racionalidade no uso dos recursos, ocasionando redução da sinistralidade da carteira.

Operadoras de saúde:
Na APS, mais de 80% dos problemas trazidos são resolvidos, ou seja, a taxa de encaminhamento para outros especialistas é muito baixa. Com a figura do médico de família, há o acompanhamento integral de cada pessoa atendida no consultório, com histórico completo do paciente, reduzindo a quantidade de exames repetidos, por exemplo. Tudo isso gera otimização de recursos para toda a cadeia produtiva de saúde!

Como funcionam as clínicas de APS da Qualirede?

A Qualirede conta com 4 clínicas de Atenção Primária à Saúde – APS, e já recebeu um NPS (Net Promoter Score) de excelência, com uma classificação de 94, de acordo com a avaliação dos beneficiários. Além disso, garantimos 95% de resolutividade, indicador importante da qualidade e eficiência do sistema de saúde, pois está relacionada à capacidade de oferecer uma assistência completa, com resultados positivos e satisfação para os pacientes.

Nas Clínicas de Atenção Primária à Saúde – APS da Qualirede, o trabalho da equipe se destaca por 10 diferenciais prioritários:

1. Gerir o perfil da população que está sob a sua responsabilidade;

2. Conhecer os riscos de adoecimento de cada pessoa, pois possuem o histórico familiar e individual dos beneficiários;

3. Cuidados para que as doenças não evoluam;

4. Estímulo ao autocuidado em beneficiários de diferentes faixas etárias;

5. Auxílio na conquista e manutenção de cuidados para uma vida saudável;

6. Identificação precoce do problema e indicação do melhor tratamento;

7. Zêlo para que as pessoas se cuidem da maneira adequada;

8. Garantir a segurança dos pacientes;

9. Respeitar a singularidade de cada um e utilizar evidências científicas

para promover mais saúde;

10. Cuidar do bem-estar de pessoas doentes e saudáveis.

E ainda mais: O que você encontra na APS?

●    Equipe interdisciplinar com experiência comprovada em APS;
●    Acolhimento e atendimento clínico centrado na pessoa e na família, considerando cada indivíduo como único;
●    Consultas de enfermagem-presencial e por teleconsulta;
●    Consultas médicas presencial e por teleconsulta;
●    Consultas de fisioterapia;
●    Consultas de Psicologia;
●    Inserção e retirada de DIU;
●    Exame preventivo de colo do útero;
●    Consultas de Pré-natal;
●    Puericultura;
●    Grupos terapêuticos e de saúde e outras atividades coletivas como: palestras, lives, rodas de conversas, oficinas, campanhas.
●    Orientação em saúde e encaminhamento para outros especialistas quando necessário a fim de compartilhar o cuidado através das ferramentas de referência e contrarreferência;
●    Alta hospitalar segura e assistida

Agora, você já sabe como é possível melhorar as condições de saúde e bem-estar dos beneficiários dos planos de saúde e ainda ter uma redução de custos assistenciais. Para saber mais sobre o tema, entre em contato com o nosso time comercial e personalize a sua solução!

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