A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou os resultados do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2024, com ano-base 2023.
O levantamento avaliou 894 operadoras, incluindo os segmentos médico-hospitalar e odontológico, e revelou uma média geral de 0,7805, em uma escala de 0 a 1.
Apesar de um ligeiro decréscimo em relação ao ano-base 2022, o estudo destacou que 71,3% das operadoras obtiveram notas superiores a 0,6, enquadrando-se nas duas melhores faixas avaliativas do índice. No segmento odontológico, 71,5% das operadoras estão entre as melhores avaliações, refletindo o mesmo padrão positivo observado no segmento médico-hospitalar.
Dentre as novidades deste ciclo, dois novos indicadores foram incluídos na dimensão de Garantia de Acesso (IDGA), reforçando o compromisso da ANS em aprimorar o Programa de Qualificação de Operadoras, que visa aumentar a transparência e empoderar os consumidores no momento de escolha de um plano de saúde.
Outro ponto de destaque foi o desempenho superior das operadoras acreditadas, que apresentaram uma média de 0,8281, evidenciando a correlação positiva entre acreditação e qualidade nos serviços prestados.
Sobre o IDSS
O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar é um importante instrumento de avaliação anual das operadoras, utilizado pela ANS para medir a qualidade e a eficiência do setor.
Quer saber mais?
Os resultados completos e outros detalhes sobre o IDSS 2024 estão disponíveis no site da ANS.
Clique aqui para acessar.
Ele considera 33 indicadores distribuídos em quatro dimensões, incluindo a Sustentabilidade do Mercado, Garantia de Acesso, Qualidade em Atenção à Saúde e Gestoão de Processos e Regulação.
Fique atento:
As operadoras têm até o dia 28/01/2025 para divulgar seus resultados em seus websites.