Gestão do paciente internado como redução de custos na saúde suplementar

Categoria: Notícias

Assegurar que o ambiente de prestação de serviços de saúde esteja dentro de todos os padrões de segurança é uma tarefa complexa. Por isso, é altamente recomendável a contratação de serviços terceirizados que mantenham uma rotina de auditoria para assegurar a qualidade de vida do paciente. Afinal, erros neste ambiente podem ser fatais. 

O processo da gestão do paciente internado

A gestão do paciente internado demanda atenção e dedicação. Por meio desse serviço, é possível assegurar que todas as necessidades do usuário do sistema de saúde sejam supridas com qualidade, agilidade, segurança e uso sustentável de recursos.

Isso porque sua amplitude se estende desde a entrada do paciente no hospital até sua alta definitiva. Neste período, equipes de saúde multidisciplinares devem manter um olhar atento aos requisitos de segurança que garantem uma recuperação com foco no cuidado do paciente.

Não é à toa que uma das principais soluções da Qualirede é o gerenciamento do paciente internado. Oferecemos equipes capacitadas que acompanham os usuário a fim de assegurar as seis metas internacionais de segurança do paciente:

  1. Identificação correta do paciente
  2. Comunicação efetiva
  3. Prescrição correta e segura de medicamentos
  4. Cirurgia segura
  5. Cuidados para evitar a proliferação de infecções hospitalares
  6. Prevenção máxima sobre danos resultantes de quedas

A questão da desospitalização

Além de proporcionar melhoras consideráveis na segurança e qualidade de vida do usuário do sistema de saúde, a Gestão do Paciente Internado também se caracteriza como ótimo agente de incentivo ao uso sustentável de recursos, melhorando a jornada do paciente. É aqui que entra a desospitalização por meio da alta segura.

Mais do que garantir o uso responsável dos recursos do hospital, a alta segura promove a mitigação da reinternação, um procedimento oneroso e evitável.

Alexandre Martins, Gerente de Atenção Primária à Saúde da Qualirede lembra que “praticamente 30% das altas hospitalares acabam resultando em reinternações, normalmente por falta de cuidados após a liberação do hospital”. Nesse sentido, segundo levantamento realizado pela consultoria Mercer Marsh Benefícios, mais de 15% dos custos das despesas hospitalares no Brasil correspondem apenas a reinternações.

Assim, é função primordial da gestão do paciente internado a averiguação da condição real do paciente para que a alta seja realizada no momento certo. Além disso, também deve ser levado em conta as condições pessoais do paciente: quem cuidará dele após a alta? Quem verificará o horário dos medicamentos ou a troca dos curativos? Todos esses cuidados, apesar de parecerem simples, fazem toda a diferença na hora de garantir que o paciente não sofra efeitos colaterais na pós internação, podendo concluir seu tratamento no conforto do lar.

A terceirização

O serviço de gestão do paciente exige tempo dedicado exclusivamente para tal atividade. Então, a necessidade da terceirização do processo.

Na Qualirede, além de contar com o serviço de gestão do paciente internado, o cliente ainda tem a garantia de que todos os resultados serão partilhados entre as equipes, que terão a possibilidade de agir em conjunto em prol de maiores e melhores resultados tanto para o paciente quanto para a prestadora. 

Mais do que isso, a Qualirede ainda fornece diversas soluções que, em parceria com tecnologias e inteligência artificial próprias, conseguem garantir mais qualidade nos resultados, por meio de processamento de dados eficiente, desde a entrada do paciente no serviço de saúde até sua alta. Assim, conseguimos proporcionar mais saúde para mais pessoas.

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