O papel do farmacêutico na Clínica de APS   

Categoria: Gestão do beneficiário

Uma clínica de Atenção Primária a Saúde (APS) conta com uma equipe multidisciplinar que pode ser composta por médicos de família, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e farmacêuticos.

Com uma atuação em conjunto, esses profissionais garantem um cuidado integrado e contínuo ao paciente, cuja saúde é analisada de maneira completa e individualizada.

Na equipe, o farmacêutico se destaca portanto pela orientação e acompanhamento do uso correto de medicamentos. O que contribui para melhores resultados clínicos e para a qualidade de vida dos pacientes.

A atuação do farmacêutico na APS

No trabalho em equipe, o farmacêutico participa da análise e discussão de cada caso clínico, apoiando a definição da prescrição medicamentosa mais adequada e a prevenção de possíveis efeitos adversos.

Já no contato direto com os pacientes, sua função é assegurar que os medicamentos prescritos sejam utilizados de forma correta, eficaz e segura, além de verificar se estão sendo armazenados de maneira apropriada. Dessa forma, o farmacêutico contribui não apenas para o tratamento das condições de saúde, mas também para a prevenção de riscos e complicações.

Sobre a Clínica de APS da Qualirede

Com mais de 16 anos de atuação, nossa solução de Atenção Primária à Saúde oferece atendimento personalizado, equipe interdisciplinar e telemedicina. É nesse sentido que priorizamos saúde, bem-estar e cuidado centrado na pessoa, oferecendo mais eficiência, qualidade e gestão de casos para o seu plano de saúde.

Fale com o nosso time comercial aqui!

Artigo por Gabriel Viegas. Farmacêutico da Clínica de APS em Brasília – DF.

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

O papel do farmacêutico na Clínica de APS   

Saúde integral do servidor: Como a atenção primária pode transformar o setor público

Segurança do Paciente gera valor: eficiência, cuidado e sustentabilidade 

Hepatites virais: O custo oculto e como a gestão inteligente pode virar este jogo 

O que é Atenção Primária à Saúde (APS) e para que serve?