O mês de setembro é marcado por uma campanha global de conscientização sobre a prevenção do suicídio, conhecida como “Setembro Amarelo”. A cada ano, essa iniciativa ganha mais relevância ao trazer à tona discussões vitais sobre saúde mental e bem-estar emocional.
No entanto, o cuidado com a saúde mental não se restringe a um único mês, e é nesse contexto que a Atenção Integral à Saúde (AIS) desempenha um papel fundamental.
Este artigo explora a relação entre o Setembro Amarelo, a Atenção Integral à Saúde (AIS) e como esses elementos se encaixam em um sistema integrado e sustentável, com o paciente no centro do cuidado.
Setembro amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira, iniciada em 2015, destinada para a conscientização e prevenção do suicídio. Visa promover o enfrentamento do preconceito e da falta de informação que cercam o tema, além de debater formas de identificar os sinais de alerta, difundir mecanismos de ajuda e proteção e principalmente, encorajar a busca de ajuda por parte daqueles que precisam.
Contudo, é essencial reconhecer que a saúde mental é um tema que deve ser abordado durante todo o ano, integrando-se ao cuidado contínuo e abrangente oferecido pelas equipes de saúde.
Saúde mental e setembro amarelo: As causas e a complexidade
O suicido é um fenômeno presente ao longo de toda história da humanidade, e existente nas diversas culturas. Refere-se a um comportamento com determinantes multifatoriais, sendo eles psicológicos, biológicos e sociais (cultura, ambiente e história de vida).
Entre as principais causas estão: a depressão e outros transtornos mentais, abuso de substâncias psicoativas, estresse, pressão pela imposição de padrões sociais, dinâmica social e econômica, especialmente em momentos de instabilidade como em crises, guerras ou pandemias.
As principais medidas de prevenção, baseadas em evidências, incluem políticas de saúde mental, campanhas, educação em saúde mental, redução no uso de substâncias e a comunicação responsável, por parte da mídia, sobre casos de suicídios ou tentativas.
Atenção Integral à Saúde e o cuidado centrado no paciente da Qualirede
O cuidado da saúde centrado no paciente é a essência de um sistema integrado e sustentável. Isso significa que o paciente é tratado como um parceiro ativo em seu próprio cuidado, com suas necessidades, preferências e valores sendo considerados.
A atenção integral à saúde se alinha perfeitamente a essa abordagem, uma vez que busca compreender a totalidade do indivíduo, proporcionando um cuidado personalizado e voltado para a prevenção.
Saúde mental: Construindo um sistema de saúde integrado e sustentável
No contexto da saúde mental, um sistema integrado e sustentável significa oferecer acesso contínuo a serviços de qualidade, facilitar a comunicação entre diferentes profissionais de saúde e promover a educação da comunidade sobre saúde mental. Isso não só ajuda a prevenir crises, mas também a construir uma base de resiliência emocional na população.
Através de práticas multidisciplinares e integradas, a Atenção Integral à Saúde realiza ações de promoção à saúde mental e prevenção ao suicidio. Por meio de atividades educativas, como palestra, roda de conversa e espaço saúde, com o objetivo de sensibilizar os indivíduos sobre o setembro amarelo e incentivá-los a uma vida mais saudável e equilibrada.
Essas ações estão contempladas no modelo de gestão integrado da Qualirede, onde nossa estratégia de cuidado visa o acompanhamento completo dos beneficiários, com objetivo de monitorar a utilização dos serviços e a convergência com as linhas de cuidado, disponibilizando e orientando a melhor alternativa para a saúde.
Entendemos que cuidar da saúde mental é fundamental e está diretamente ligada no modelo da saúde integrada.
Conclusão
O Setembro Amarelo é um lembrete essencial de que a saúde mental não pode ser negligenciada e que o suicídio pode ser prevenido por meio da conscientização, da busca de ajuda e de apoio. No entanto, essa conscientização deve transcender um único mês e ser incorporada a um sistema de atenção integral à saúde, onde equipes multiprofissionais trabalham de forma interdisciplinar para fornecer ações de assistência, promoção e prevenção em saúde, abordando de forma intrínseca a saúde mental. Esse sistema, que coloca o paciente no centro do cuidado, cria uma base sólida para a promoção do bem-estar emocional e mental, contribuindo para uma sociedade mais saudável e resiliente.
Autores:
Luísa Bohnenberger Varela – Assistente Social de Atenção Integral à Saúde (AIS)
Priscila Medeiros – Coordenadora de Atenção Integral à Saúde (AIS)
Referências
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA, Brasil. Materiais multimídia para prevenção do suicídio. Disponível em: https://www.cvv.org.br/conheca-mais/. Acesso em: 28 jun. 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA, Brasil. A campanha Setembro Amarelo salva vidas! Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/. Acesso em: 27 jun. 2023.