Setembro amarelo e o cuidado integral realizado nas Clínicas de Atenção primária à Saúde – APS

Publicado em:
Categoria: Qualirede

A abordagem ampla da saúde mental é crucial para entender todas as dimensões do bem-estar individual, incluindo aspectos pessoais, sociais, culturais e objetivos que influenciam as vidas das pessoas

Contexto

No âmbito da campanha Setembro Amarelo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ressalta a necessidade de atenção às doenças mentais e incentiva a promoção da saúde mental por meio de planos de saúde. A agência também estimula as operadoras de planos de saúde a introduzirem programas que promovam a saúde mental e previnam enfermidades nesse domínio específico.

Fundamentos e práticas da Atenção Primária Saúde – APS

Segundo Barbara Starfield (2002), renomada estudiosa da Atenção Primária à saúde, a APS é o ponto de partida para a assistência contínua centrada na pessoa, de forma a satisfazer suas necessidades de saúde, que só refere os casos muito incomuns que exigem atuação mais especializada.

Para cuidar da saúde de forma integral, torna-se imprescindível que, no primeiro nível de atenção, haja equipes interdisciplinares que desenvolvam ações intersetoriais, nesse contexto, desempenham um papel crucial desde o acolhimento até o alívio do sofrimento e o planejamento de intervenções medicamentosas e terapêuticas.

Cuidado aplicado nas Clínicas de Atenção Primária Saúde – APS da Qualirede

As Clínicas de APS da Qualirede possuem a função de cuidar da saúde integral da população. Ações como o setembro Amarelo são realizadas com o intuito de verificar e de tratar a saúde da mente do paciente, realizando escuta ativa, fortalecer o vínculo, facilitar suporte e ajuda em seu contexto familiar e social, já que segundo a Associação brasileira de psiquiatria, mais da metade das pessoas nunca tiveram uma consulta com um profissional de saúde mental. 

Os beneficiários que são atendidos nas clínicas de APS hoje e que precisam de ajuda e não sabem por onde começar são direcionados até uma das clínicas localizadas em diversas praças, lá, eles passarão por um acolhimento e avaliação inicial, a partir dos quais serão direcionados ao tratamento adequado. Dependendo das necessidades, encaminhamentos para outros pontos da Rede de Atenção Psicossocial também podem ser referenciados.

O diferencial da equipe interdisciplinar no cuidado integral

As clínicas de APS possuem um time interdisciplinar formado por vários profissionais de diversas áreas da saúde, psicólogo, técnicos de enfermagem, enfermeiro, médico de família e comunidade que trabalham em conjunto, permitindo uma abordagem abrangente em consonância com as necessidades dos pacientes.

O profissional de psicologia quanto os demais integrantes são responsáveis por várias ações dentro da Atenção Primária. Entre elas podemos citar: Matriciamento, organização, capacitação das equipes, busca ativa, telemonitoramento, teleconsultas centrada na promoção da saúde, intervenções grupais e prevenção de doenças, nos serviços clínicos a indivíduos saudáveis ou doentes. 

Cada membro da equipe age como mediador do processo de observação de fatores psicossociais e suas repercussões no estado emocional do usuário do sistema de saúde; além de facilitar a comunicação entre paciente, família e equipe de saúde, buscando fomentar o bem-estar da população. 

Em um mundo que necessita de atenção à saúde mental, cada indivíduo tem o direito fundamental à promoção do bem-estar psicológico. O Setembro Amarelo e a atuação das clínicas de Atenção Primária à Saúde – APS desempenham um papel vital nesse processo, garantindo que a saúde mental seja uma prioridade para todos.

Autores:
Carlos Jorge dos Santos Cunha Schmidt – Coordenador APS DF
Juan De La Cruz Junior – Gerente de Atenção Integral à Saúde

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

Como humanizar seu call center sem perder a eficiência

Setembro amarelo e o cuidado com colaboradores

Notícias ANS: Crescimento dos beneficiários em planos de saúde 

A evolução da telenfermagem no Brasil: uma necessidade para a saúde contemporânea 

Mitos e verdades sobre governança corporativa​