A qualidade de vida no ambiente de trabalho envolve vários fatores como motivação, engajamento, produtividade, segurança, saúde e, principalmente, bem-estar.
O trabalho faz parte da rotina diária de muitas pessoas e é neste local que passamos cerca de um terço do nosso tempo. A depender de como essa dinâmica ocorre, pode-se levar ao esgotamento físico e/ou mental.
Cenário no Brasil
No Brasil, esse fator tem atingido com maior impacto pessoas com menos de 30 anos, gerando maiores pedidos de desligamento.
Tendo em vista esse cenário, cabe um olhar atento e proativo no que se refere a eliminar ou minimizar fatores determinantes destes agravos, promovendo um ambiente laboral saudável.
Assim, adotar boas práticas de saúde e promover a saúde mental devem ser prioridades, cujos resultados devem ser constantes e visíveis, uma vez que são sustentáculos no cuidado à saúde do trabalhador e incidem diretamente na sua qualidade de vida.
Ademais, também podem ser implementadas outras ações para corroborar com o cuidado e proteção à saúde dos trabalhadores, tais como:
- A adoção de programas voltados para a conscientização e relevância do tema
- Desenvolver a promoção da saúde (campanhas, treinamentos, dinâmicas)
- Instruir os trabalhadores a serem combativos quanto os tipos de discriminação e as formas de assédios
- Valorizar ambientes seguros e tranquilos
- Incentivar à prática de atividades física
- Fomentar políticas favoráveis à comunicação integrativa e assertiva
O cuidado da Qualirede
Na Qualirede, nosso principal valor é “Pessoas em primeiro lugar” e tendo isso como foco, buscamos proporcionar um ambiente de trabalho acolhedor, dinâmico e enriquecedor.
Valorizamos o cuidado à saúde realizando rodas de conversa, palestras, ginástica laboral, dia da fruta, celebrações de aniversário, dentre muitas outras ações.
Promovemos um ambiente seguro respaldado no nosso compliance, tudo isso, com objetivo do cuidado integral e centrado no bem-estar dos nossos Qualiheads, alinhado com nosso propósito que é levar + saúde para + pessoas.
Autores
Adriana Tedgue Ribeiro – COREN-BA 320.247
Livia Mariah Soares – COREN-SC 713.031
Patricia Santana Caldas Vieira – COREN-BA 259.639
Referências:
BRASIL. Saúde do Trabalhador. Brasília: Ministério da Saúde. Acesso em: 23 abr. 2024.
PLANALTO. Lei nº 14.831, de 27 de março de 2024. Institui o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental e estabelece os requisitos para a concessão da certificação. Brasília, 2024.