A prevenção de doenças é o pilar fundamental para garantir e preservar a qualidade de vida. Através de cuidados diários e práticas saudáveis, podemos fortalecer nosso bem-estar geral e evitar problemas de saúde no longo prazo. Nesta dica de saúde, vamos abordar estratégias essenciais para a prevenção, desde a prática de exercícios físicos até o acompanhamento médico regular.
Cuidando do corpo e da mente: Estratégias de prevenção
Muitas patologias não apresentam nenhum tipo de sintoma e são descobertas por meio da realização de exames periódicos, por isso é tão importante o acompanhamento regular da sua condição de saúde. Devemos procurar os serviços de saúde para além dos momentos de enfermidade, sintomas e dores.
Adotar a prática de medidas preventivas pode evitar o surgimento de doenças ou até mesmo identificá-las precocemente, aumentando as chances de cura. A grande maioria dos exames devem ser realizados uma vez ao ano, com o objetivo de atuar de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo.
As indicações variam conforme a idade, gênero ou condição de saúde. Geralmente incluem exames laboratoriais, testes físicos, avaliação clínica, exames radiológicos, avaliação nutricional, odontológica, entre outros.
Periodicidade
Pessoas com doenças crônicas ou com fatores de risco: a cada 6 meses.
Adultos saudáveis a partir dos 20 anos: a cada 1 ano.
Mulheres: é recomendado que procure um ginecologista a partir da primeira menstruação.
Crianças: é necessário existir um acompanhamento desde o nascimento.
Papel do médico de família e especialistas
O médico de família pode fazer seu acompanhamento e solicitar os exames necessários, e caso seja preciso, ele o encaminhará para os especialistas como, por exemplo, gastroenterologista, cardiologista, nutricionista, pediatra, entre outros.
Investindo no futuro da saúde
Investir em prevenção é um investimento no nosso futuro. Ao adotar práticas saudáveis e manter um acompanhamento médico regular, estamos construindo uma base sólida para uma vida saudável e plena.
Investir em prevenção é o segredo para colher um futuro saudável!
Fontes: Site do Ministério da saúde e Site Sabin Diagnóstico e saúde
Autores: Luciana Freitas – Enfermeira da AIS e Luisa Bohnenberger Varela – Assistente Social da AIS