Uma ótima opção para quem busca controlar os gastos é optar pela terceirização de serviços em saúde. E, quando esse é o assunto, um dos tópicos mais falados nos últimos tempos é o BPO.
BPO significa Business Process Outsourcing, e ganha cada vez mais força entre empresas que buscam otimizar seus resultados, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Em linhas gerais, esse processo proporciona serviços de gerenciamento estratégico, do fluxo de caixa ao dia a dia da empresa, como forma de manter saudável a vida financeira de qualquer organização.
Mas, a terceirização de serviços em saúde no modelo BPO não é a mesma coisa que consultoria?
BPO vs. consultoria
A resposta para a questão anterior é: não. O BPO possui características específicas quando pensamos em terceirização de serviços de saúde quando o comparamos com consultoria.
O BPO é uma solução integrada onde uma empresa terceirizada controla não apenas o processo no seu âmago, mas também naquilo que não é o core da empresa de saúde, mas que é necessário para a execução de projetos, como, por exemplo, o outsourcing da área de contas médicas, de cadastro de beneficiário, da regulação, call center, dentre outras.
No caso das consultorias, temos, literalmente, conselhos das melhores posições a se tomar com base em experiências e estudos realizadas. A consultoria pode conter, por exemplo, palestras, treinamentos e outras estratégias que capacitam equipes para aprimorarem suas habilidades.
Dessa forma, o BPO garante a gestão da operacionalização dos processos e gestão dos serviços terceirizados, por meio de equipe especializada e de sistema da operadora ou próprio, assegurando a melhoria da eficiência da Operadora de Saúde de maneira contínua quando consideramos a execução de processos. Além disso, a terceirização de serviços de saúde também:
- Proporciona maior flexibilidade interna
- Garante as melhores práticas na execução dos serviços
- Reduz custos
- Reduz desperdícios
- Diminui os processos de contratação de funcionários
- Arca com a infraestrutura necessária
- Compartilhamento de risco
Como a terceirização de serviços de saúde pode ajudar?
Falar de terceirização de serviços de saúde é extremamente importante quando consideramos a realidade do setor de saúde suplementar. O setor de saúde privado vem apresentando forte crescimento do custo assistencial e, por consequência, alguma operadoras têm tido dificuldade de manter suas operações, tendo aumento na sinistralidade e, em algumas situações, deixando de existir. Os dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) demonstram que 3,4 operadoras têm deixado de existir, por mês, nos últimos anos.
Há 10 anos a Qualirede atua contribuindo para a garantia da sustentabilidade do setor, oferecendo diversas opções de terceirização de serviços em saúde para que cada vez mais operadoras de saúde e empresas sejam capazes de levar mais saúde para mais pessoas de maneira sustentável, inteligente e responsável.
Nossa solução completa é pensada para que a operadora não precise se preocupar com processos complexos e outras decisões diárias, como a contratação de funcionários, a manutenção de especialistas ou a verificação dos processos diários.
Assim, a Qualirede, oferece soluções integradas que garantem um uso mais assertivo de seus serviços, o que confere tanto saúde econômica para o plano quanto qualidade de vida para o beneficiário.
Nesta realidade, a Qualirede atua fortemente com:
- Serviços de Regulação:
- auditoria prévia
- gestão do paciente internado
- segunda opinião de especialistas
- Gestão do cuidado:
- gestão de pessoas com doenças crônicas
- gestão de casos
- gestão de pessoas sadias
- Clínicas de APS:
- gestão de saúde populacional
- cuidado centrado na pessoa
- Consultorias:
- gestão de sinistro
- consultoria de gestão de OPME/DMI
Por meio dessas e outras soluções feitas sob medida, é possível levar mais saúde para mais pessoas com sustentabilidade e qualidade.
Se você quiser saber mais sobre as soluções que a Qualirede pode oferecer para você e sua empresa, é só visitar nosso portfólio clicando aqui.