Setor atingiu, no ano passado, maior percentual de queixas desde 2018, segundo estudo do Idec.
Os planos de saúde desempenham um papel fundamental na vida dos seus beneficiários, onde a expectativa é que ofereçam atendimentos de qualidade e acessíveis quando necessário.
A possibilidade de realizar consultas, exames, procedimentos e tratamentos com agilidade e aliada à prevenção e à promoção da saúde, faz com que os planos de saúde sejam um recurso valioso para a manutenção do bem-estar e da segurança financeira.
Maior percentual de queixas
Segundo a matéria publicada pela InfoMoney, em março de 2024, o setor de planos de saúde atingiu, no ano passado, o maior percentual em relação a outros temas desde 2018.
As reclamações contra as empresas do setor tiveram a maior porcentagem entre os associados da Instituição, com 29,3% do total, sendo as principais queixas:
- Dúvidas e reclamações a respeito de contratos (envolve, principalmente, descredenciamentos e problemas com reembolsos), com 29,7%;
- Reajustes de planos de saúde (também 29,7%);
- Negativa de cobertura, com 8,74%.
O papel dos planos de saúde
Diante desse contexto, torna-se cada vez mais necessário aos planos de saúde ter uma gestão diferenciada, estruturada, que demonstre compromisso com a inovação, o suporte aos beneficiários e a promoção da saúde. Garantindo assim, a qualidade dos serviços prestados, a sustentabilidade financeira da operadora e a satisfação dos beneficiários. Uma gestão eficiente envolve diversos aspectos, tais como:
Controle de custos: Buscar otimizar os custos operacionais e administrativos, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e transparente.
Qualidade do atendimento: Deve-se priorizar a qualidade do atendimento aos beneficiários, promovendo o acesso a uma rede de profissionais qualificados e estabelecimentos de saúde bem equipados.
Transparência e comunicação: Uma boa gestão inclui uma comunicação clara com os beneficiários, fornecendo informações sobre coberturas, reembolsos, procedimentos, rede credenciada, entre outros aspectos.
Adaptação ao mercado: Deve-se acompanhar as mudanças no cenário da saúde e as demandas dos beneficiários, buscando constantemente melhorias e inovações.
Qualirede: Gestão para planos de saúde
A Qualirede destaca-se nesse ramo, através da forma como faz a gestão de seus clientes, contando com um software completo que apoia as operadoras de planos de saúde a gerenciar seus atendimentos, auditorias e processos administrativos de forma eficiente e eficaz.
Ainda, conta com uma equipe especializada, processos e fluxos estruturados, e bases científicas para aprimorar a qualidade da assistência e reduzir os custos assistenciais.
Uma gestão bem executada não só beneficia os usuários dos planos de saúde, mas também fortalece a confiança e a reputação da operadora.
Isso resulta em uma relação mais saudável entre a operadora e seus clientes, promovendo uma experiência positiva e segura no que diz respeito aos cuidados com a saúde.
Artigo de opinião por Jamille Grudzien
Gerente de operações da Qualirede