Conheça os atributos do modelo!
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
O que é a APS?
Chamamos de Clínica de APS a clínica voltada à Atenção Primária à Saúde, que conta com médicos de referência, especialistas em medicina de família e comunidade, além da equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos. Todos com objetivo de identificar as principais demandas e necessidades individualizadas de cada beneficiário.
É comumente o primeiro contato com um serviço de atenção à saúde, oferecendo atendimento abrangente, eficiente e baseado no histórico familiar e estilo de vida, identificando as necessidades de saúde da pessoa e da família ao longo da vida.
Caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde com vistas à promoção e a proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde. É a principal porta de entrada para vários tratamentos e cuidados de saúde: consultas com especialistas, exames diagnósticos e tratamentos individualizados através das redes conveniadas.
O objetivo é desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente a situação de saúde das pessoas. A clínica de APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, que varia dos casos mais simples aos mais complexos.
Atributos da APS
1. Acessibilidade e pimeiro contato
- Equipe: Dimensionada e composta adequadamente para atender às demandas da população.
- Agenda: Garantia de atendimento à demanda espontânea, acesso avançado em 48h e agenda para 72h.
- Multicanalidade: Disponibilidade de vários canais de comunicação para o beneficiário, incluindo atendimento na clínica, celular da equipe, OMT e busca ativa.
- Estrutura: Localização adequada, acolhedora e atraente, com a opção de atendimento domiciliar e fácil acesso.
2. Integralidade
- PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente): Específico para a equipe de APS, contendo linhas de cuidado e protocolos de atenção integral.
- Informação: Integração de informações e análise de utilização.
- Rede: Estabelecimento de referência e contrarreferência com especialidades, incluindo uma rede específica.
3. Longitudinalidade
- Informação: Utilização de dados para acompanhamento das mudanças de perfil e necessidade de adaptações, com o uso de protocolos e evidência científica.
- Técnica: Implementação de rotinas de discussões técnicas sobre o perfil populacional e casos específicos.
- Planejamento: Adaptação das estratégias para atender às necessidades em constante evolução.
- Capacitação: Educação permanente da equipe e matriciamento com especialidades para novas demandas de saúde.
4. Coordenação do Cuidado
- Informação: Gestão da população com base em informações.
- Técnica: Implementação de rotinas de discussões técnicas sobre o perfil populacional e casos específicos.
- Planejamento: Estratégias planejadas de captação, monitoramento e acompanhamento do plano terapêutico, incluindo um plano conjunto de resolução de problemas.
- Rede: Estabelecimento de referência e contrarreferência conforme necessário, acompanhamento do paciente em sua trajetória.
Resultados da nossa APS
- 95% de Resolutividade: Indicador crucial da qualidade e eficiência do sistema de saúde, refletindo a capacidade de oferecer assistência completa e satisfatória.
- Compromisso com a Excelência: Nossa APS é certificada pela A4 Quality HealthCare, seguindo os padrões do programa QUALISS da ANS.
- NPS (Net Promoter Score) de 94: Recebemos uma classificação de excelência, com uma pontuação de 94, de acordo com a avaliação dos beneficiários.
A APS se destaca não apenas pelos serviços prestados, mas pelos atributos que a definem e pelos resultados tangíveis que oferece à comunidade que atende.