O que é sinistralidade em planos de saúde?

Publicado em:
Categoria: Qualirede

Você já ouviu falar sobre sinistralidade na saúde suplementar? 

Esse é um termo que permeia o mundo dos planos de saúde e pode influenciar diretamente no bolso e na qualidade do atendimento que os usuários dos planos de saúde recebem.

Nosso blog tem contribuído para desmistificar conceitos complexos facilitando o entendimento de gestores e da população em geral sobre temas de relevância na saúde.

O que é sinistralidade na saúde suplementar?

A sinistralidade é um indicador crucial no universo dos planos de saúde. Em termos simples, ela representa o quanto a operadora do plano gasta com despesas assistenciais em relação ao total arrecado com mensalidades dos beneficiários.

Essa conta representa o equilíbrio entre o que você paga pelo plano de saúde e o que a operadora desembolsa para cobrir consultas, exames, cirurgias, procedimentos e outros serviços em saúde. 

Observe que a sinistralidade não considera custos administrativos ou qualquer outra despesa não envolvida na assistência à saúde. Portanto, uma operadora com sinistralidade de 90%, terá apenas 10% da sua receita para pagar todas as demais despesas não envolvidas diretamente com a assistência.

Por que a sinistralidade importa?

A sinistralidade é um indicador da saúde financeira da operadora do seu plano de saúde. Quando a operadora gasta um percentual elevado da sua receita com as despesas de saúde, pode haver consequências para os usuários, com as citadas a seguir:

Aumento de mensalidades: Se a sinistralidade estiver alta, a operadora pode repassar os custos para os beneficiários, principalmente nos planos empresariais que não possuem regras limitadoras de reajuste.

O aumento expressivo da mensalidade pode trazer como consequência a impossibilidade de manter a contratação do plano por empresas ou beneficiários.

-Ajuste de cobertura: Para equilibrar as contas, as operadoras podem restringir cobertura de alguns procedimentos ou serviços médicos, dificultando o acesso dos beneficiários.

Risco de quebra: Se a sinistralidade estiver constantemente descontrolada, a operadora pode enfrentar dificuldades financeiras, o que pode afetar a continuidade do seu plano de saúde.

Estratégias para reduzir a sinistralidade: Transformando cuidados em resultado

Na Qualirede, estamos comprometidos em ajudar gestores de planos de saúde a entender e controlar a sinistralidade para que os beneficiários possam desfrutar de uma assistência à saúde de qualidade, com custos mais previsíveis.

Oferecemos serviços de gestão de planos de saúde com soluções que incluem atenção primária em saúde (como porta de entrada do sistema), regulação em saúde com sistema de regras integrado, auditoria do cuidado com gestão do paciente internado e auditoria médica.

As nossas soluções possibilitam a otimização dos recursos assistenciais, garantindo qualidade do atendimento, promoção de saúde preventiva e redução de custos, mantendo o equilíbrio da sinistralidade.

Autor:

Rogério Ferreira

Head de Regulação e Responsável Técnico Médico da Qualirede

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

Setembro amarelo e o cuidado com colaboradores

Notícias ANS: Crescimento dos beneficiários em planos de saúde 

A evolução da telenfermagem no Brasil: uma necessidade para a saúde contemporânea 

Mitos e verdades sobre governança corporativa​

O papel do psicólogo na Clínica de APS