O papel das Clínicas de APS na atuação no engajamento dos beneficiários
Novembro é o mês dedicado à conscientização da saúde do homem, promovendo a importância da prevenção de doenças na população masculina e estimulando a atenção à saúde individual, sexual e reprodutiva.
O câncer de próstata figura como o segundo tipo de câncer mais prevalente entre os homens em todas as regiões do país, sendo superado apenas pelos tumores de pele não melanoma.
Estima-se a ocorrência de 71.730 novos casos de câncer de próstata anualmente no Brasil para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda principal causa de óbitos por câncer entre os homens, ressaltando sua significativa relevância epidemiológica no país.
A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, sendo mais comum em homens a partir da sexta década de vida, além de haver maior predisposição em indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e em casos de obesidade, especialmente para tipos histológicos mais avançados.
Ao longo do mês de novembro, as Clínicas de Atenção Primária à Saúde – APS da Qualirede, promovem uma programação voltada ao público masculino. O objetivo desta iniciativa é estimular a promoção da saúde tanto a nível individual quanto coletivo.
Dentre as atividades programadas, destacam-se palestras, oficinas, realização de exames, campanhas de vacinação, rodas de conversa e orientações sobre planejamento reprodutivo.
As clínicas de Atenção Primária à Saúde – APS desempenham um papel fundamental na promoção da manutenção de um peso corporal adequado, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de formas avançadas de câncer de próstata.
Ressalta-se também a importância da adoção de diversos hábitos saudáveis, tais como a prática regular de atividade física, uma alimentação balanceada, a moderação no consumo de bebidas alcoólicas e a abstenção do tabagismo, como medidas preventivas essenciais para evitar o surgimento de doenças crônicas, incluindo o câncer.
Desta forma, desconstruir barreiras e encorajar os homens a assumirem o protagonismo em relação à sua saúde é a meta das unidades de clínicas de APS da Qualirede para a campanha do Novembro Azul de 2023.
O objetivo é inserir o debate acerca da saúde da população masculina na perspectiva do cuidado integral ao homem, expandindo o enfoque para além do câncer de próstata.
É fundamental reconhecer que muitos homens têm dificuldades em admitir a própria vulnerabilidade, agindo com um forte senso de autopreservação e, por vezes, adiando o cuidado com a saúde. Este ano, a campanha busca incentivar os homens a procurarem uma de nossas unidades de atenção primária à saúde para cuidar de si.
Além disso, nossa equipe tem toda a expertise para, ao engajar os beneficiários, abordar os cuidados com a saúde masculina de forma abrangente, ao longo de todo o ano.
A conscientização e a promoção de hábitos saudáveis são fundamentais para a construção de uma sociedade mais saudável e equitativa, levando mais saúde para mais pessoas.
Autor: Carlos Jorge dos Santos Cunha Schmidt
Enfermeiro coordenador da Clínica de APS no Distrito Federal.
Referências:
INCA. Estimativa 2023 : incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer. – Rio de Janeiro: INCA, 2022. Disponível em: > https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2023.pdf<.