Implantação do fracionamento dos antineoplásicos infusionais e o impacto na redução de custos assistenciais

Publicado em:
Categoria: Qualirede

Para manter os custos assistenciais é preciso atuar em várias frentes. Conheça o Case vencedor do 03º lugar do prêmio Unidas em 2022, que aborda uma excelente estratégia. O tema do artigo escrito pelos colaboradores da Qualirede Eloana Juline Danielli, Iza Daiana Wiggers e Sandra Rocco é a Implantação do fracionamento dos antineoplásicos infusionais e o impacto na redução de custos assistenciais. O artigo foi vencedor em terceiro lugar no Prêmio Unidas de 2022.

Implantação do fracionamento dos antineoplásicos infusionais e o impacto na redução de custos assistenciais

OBJETIVO: Os antineoplásicos são responsáveis por aproximadamente 50% dos custos gerais com medicamentos nas operadoras, razão pela qual o acompanhamento da utilização destes deve ser monitorada de maneira continuada. O presente estudo tem como objetivo demonstrar o impacto financeiro após a implantação do fracionamento aplicado aos medicamentos oncológicos infusionais em uma assistência de saúde suplementar do estado da Bahia. 

MÉTODO:  Utilizou-se a avaliação econômica de custo minimização. Os dados foram importados da ferramenta analítica Power BI tendo como base para extração todos os códigos dos medicamentos oncológicos passíveis de fracionamento,  presentes na tabela de medicamentos em agosto de 2018, totalizando 336 drogas. Extraiu-se o período por competência, beneficiários utilizadores e valores liberados. O período da análise considerado foi: 2018 (março a dezembro), 2019, 2020 e 2021 (janeiro a junho). Após a extração optou-se por utilizar como referência na avaliação dos custos, o dado de  custo por item, visto não sofrer viés como o número de atendimentos realizados ou beneficiários utilizadores. Trata-se do indicador mais fiel e justo quando comparamos os mesmos medicamentos em diferentes cenários ao longo do tempo.

RESULTADOS: A partir destes dados, se comparou os períodos pré fracionamento e pós fracionamento. Observou-se que o custo por item, pré fracionamento, foi de R$904,80  e após o fracionamento, foi de R$ 600,64. Portanto, o fracionamento gerou uma contenção de gastos de aproximadamente 33,6% no custo por item, o que demonstra o impacto positivo absolutamente significativo no que se refere a redução de custos.  

CONCLUSÕES: Os resultados alcançados demonstraram que o fracionamento gerou impacto positivo na redução dos custos e adicionalmente contribui de forma a evitar o desperdício, promovendo maior sustentabilidade. Esse modelo pode subsidiar outras assistências de saúde na minimização de custos em medicamentos oncológicos infusionais. 

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

Setembro amarelo e o cuidado com colaboradores

Notícias ANS: Crescimento dos beneficiários em planos de saúde 

A evolução da telenfermagem no Brasil: uma necessidade para a saúde contemporânea 

Mitos e verdades sobre governança corporativa​

O papel do psicólogo na Clínica de APS