Artigo foi vencedor do II Congresso Brasileiro de Auditoria Médica em 2023 e publicado no Jornal Brasileiro de auditoria em Saúde -JBAS
O case foi escrito por Rogério Ferreira, head de Regulação e responsável técnico médico e Sandra Rocco, coordenadora médica do núcleo de economia da saúde, e teve como tema: “Inovação e sustentabilidade na gestão de pacientes internados: A auditoria do cuidado como abordagem integrada para desospitalização segura, prevenção de eventos adversos e redução dos custos hospitalares.
Contexto do case
A assistência hospitalar representa 45% das despesas anuais das operadoras de saúde e o modelo hospitalocêntrico, focado na doença, resulta em internações prolongadas em unidades de alta complexidade e maior risco de eventos adversos.
A ocorrência de eventos adversos gera impacto financeiro, com gastos adicionais estimados em R$ 4.460,00 por evento. A gestão eficiente do paciente internado se apresenta como uma estratégia relevante para enfrentar esses desafios.
Objetivo
Destacar a importância da gestão do paciente internado como estratégia para a melhoria da qualidade, segurança do paciente e otimização dos recursos.
Realize a leitura do case
Para realizar a leitura do Jornal, clique aqui. O case Qualirede está na página 22, porém, recomendamos a leitura do jornal de forma integral.