As glosas hospitalares representam o cancelamento ou recusa parcial de valores aplicados em contas, quando considerados indevidos ou fora do contrato. A auditoria de contas hospitalares tem papel essencial nesse processo, permitindo que enfermeiros auditores analisem as ocorrências e recomendem medidas corretivas e preventivas, preservando a sustentabilidade financeira e as relações éticas entre prestadores e operadoras de saúde.
Por isso, a atuação da enfermeira auditora permite recomendar medidas corretivas ou preventivas pela análise das glosas encontradas.
Além disso, promove o entendimento da ocorrência de glosas e preserva as relações éticas entre as instituições provedoras de serviços e as operadoras de saúde, proporcionando valor para ambos e sustentabilidade financeira.
O estudo sobre a auditoria de contas hospitalares apresenta uma análise das categorias de glosa em uma instituição privada. O artigo foi produzido pelas enfermeiras auditoras da Regulação da Qualirede em Salvador, Amalia Baqueiro e Laurisete Pontes Santos de Oliveira.
A partir do estudo sobre auditoria de contas hospitalares, foi possível identificar a atuação do enfermeiro auditor para a melhora da relação custo-benefício e sustentabilidade financeira. Clique aqui para baixar e visualizar o conteúdo.