Artigo de opinião por Gizelli Nader
No atual cenário de desafios e transformações na área da saúde, a pesquisa apresentada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) durante o Conahp 2023, mostra-se extremamente relevante e não há melhor momento para falarmos sobre. O estudo aborda um assunto que merece nossa atenção e destaca a importância do investimento na Atenção Primária à Saúde – APS como uma peça fundamental para a melhoria do sistema de saúde na totalidade.
A Atenção Primária à Saúde desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças, sendo um pilar essencial para a construção de um sistema de saúde eficaz e sustentável. Na Qualirede, essa abordagem é priorizada, com a oferta de APS aos clientes, e os resultados falam por si.
A APS é um modelo de cuidado que se destaca por sua capacidade de integrar e coordenar os serviços de saúde, proporcionando assistência adequada e contínua ao paciente. Esse enfoque não apenas garante um atendimento de qualidade, mas também contribui para a redução de custos no setor de saúde, beneficiando tanto os pacientes quanto os gestores.
Um dos pontos essenciais da APS é a ênfase na continuidade do cuidado. Dizemos aqui na Qualirede que na Atenção Primária à Saúde o beneficiário não recebe alta, ele é cuidado continuamente. Esse enfoque é fundamental para o manejo de doenças crônicas, a promoção da saúde, prevenção de complicações e, consequentemente, sistemas de saúde mais sustentáveis.
Além disso, a Qualirede realiza a gestão da rede, demonstrando uma abordagem proativa na busca por melhorias na relação entre operadoras e prestadores de serviços de saúde. Os cases de sucesso que resultam dessas estratégias demonstram como a colaboração e a integração podem beneficiar todas as partes envolvidas, melhorando a qualidade do atendimento e otimizando os recursos.
A pesquisa em saúde suplementar aborda uma questão premente em um momento em que a saúde se tornou uma prioridade global. A pandemia de COVID-19 ressaltou a importância de sistemas de saúde resilientes e eficazes. A APS desempenha um papel fundamental nesse contexto, e a Qualirede se destaca ao adotar essa abordagem, garantindo o cuidado contínuo e a gestão eficiente. Além disso, nossa APS possui certificação da ANS em atenção primária à saúde, o que nos posiciona como uma referência no assunto, comprovada com entregas de excelência para todos os nossos clientes e vidas que atendemos.
É fundamental que gestores de saúde, invistam em programas como a Atenção Primária à Saúde e na colaboração entre operadoras e prestadores. Somente assim poderemos caminhar para um cenário com um sistema de saúde que atenda às necessidades dos beneficiários, promovendo a saúde e reduzindo custos de maneira sustentável.
Recomendamos a leitura da matéria completa no site MedicinaS/A: