O Dia Nacional da Imunização reforça a importância das vacinas como uma das medidas de saúde pública mais eficazes da história. Graças à vacinação em massa, doenças como poliomielite, sarampo e rubéola deixaram de ser grandes problemas no Brasil e no mundo.
Vacinar é um ato de cuidado individual e coletivo, que protege a própria saúde e ajuda a evitar a circulação de doenças imunopreveníveis.
Algumas dicas relacionadas à vacinação:
- Vacinas podem causar reações, como febres e inflamação local, mas as reações costumam ser leves;
- Não é perigoso tomar duas vacinas ou mais de uma só vez, pois o sistema imunológico é perfeitamente capaz de suportar;
- Portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão compõem o grupo de risco que é prioritário nos programas de imunização;
Afinal, as vacinas oferecidas pelo SUS são seguras?
Sim, as vacinas passam por um rigoroso processo de produção que envolve pesquisas, estudos e inúmeros testes até serem aprovadas e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acompanhado pelo Ministério da Saúde.
Por isso, não deixe de se vacinar!
Verifique o calendário vacinal atualizado de 2022-2023 que está no fim deste texto. Qualquer dúvida, procure o posto de saúde mais próximo da sua casa e leve os cartões de vacina da sua família, incluindo o seu e atualize o calendário vacinal.
Calendário de vacinação idoso:

Contribuição: Atenção Integral à Saúde – Qualirede