O Novembro Azul é um movimento para conscientizar os homens sobre os riscos de desenvolver o câncer de próstata. Mas acredite, vai além: ele é sinônimo de informação sobre doenças masculinas, cuidados e prevenção.
Novembro Azul no Brasil
O Novembro Azul no Brasil foi criado a partir de uma parceria entre o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia, com o intuito de promover a informação sobre o câncer de próstata e a mudança de paradigmas sobre a busca do homem por assistência médica.
Apesar de ter iniciado com a abordagem no câncer de próstata, a campanha se expandiu para tratar da saúde masculina em todos os âmbitos, numa perspectiva de saúde integral, que cuida da saúde do paciente de forma ampliada, levando em consideração a sua saúde física e psicológica.
Sintomas do câncer de próstata
O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homem, sendo a idade um fator de risco, que aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Na maioria dos casos, é uma doença que cresce lentamente e sem apresentar sintomas.
Sem a existência de dores, os homens acreditam que não precisam visitar o médico ou realizar exames. Por isso, surge a importância de conscientizar a população masculina sobre exames preventivos e o diagnóstico precoce da doença.
Já na fase avançada do câncer de próstata pode haver dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Quais exames identificam o câncer de próstata?
O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente. Além disso, os exames que identificam a doença são o antígeno prostático específico no sangue e o exame de toque retal. Por isso, é importante que os exames sejam realizados em conjunto, afinal pacientes com nível normal de PSA também podem apresentar tumor maligno.
Para a confirmação da doença, ainda podem ser solicitados exames complementares, como a biópsia e exames de imagem.
Prevenção de doenças masculinas
Você sabia que os homens têm propensão a doenças como diabetes, obesidade e hipertensão? Por isso, é muito importante promover a prevenção de doenças masculinas.
A prevenção só é possível com comprometimento, assumindo o autocuidado, com práticas saudáveis e a realização de exames preventivos.
Exames preventivos que colaboram para manter a saúde em dia
- Exame de sangue
- Verificação da pressão arterial
- Verificação de peso e índice de massa corporal
- Função pulmonar (indicada aos fumantes)
- Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
- Exame de hepatite B, C, HIV e Sífilis
Práticas que colaboram para promover a qualidade de vida
- Hábitos saudáveis, como a prática de atividade física
- Consumo de alimentos in natura ou minimamente processados
- Redução do uso de cigarro e bebidas alcoólicas
- Convivência com amigos e familiares para fortalecer laços afetivos
O combate ao preconceito do exame de toque retal
A campanha do Novembro Azul tem conquistado inúmeros avanços com as ações de conscientização, mas ainda prevalece o preconceito e a imagem de super-herói, em que o homem não precisa ir ao médico, buscar ajuda ou realizar exames de rotina.
Um dos maiores desafios da campanha é combater o preconceito em relação ao exame de toque retal, e promover a informação de forma ampla, que atinja o modo de pensar dos homens sobre a importância da própria saúde.
Uma vez que o toque retal é um dos principais exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a forma como é realizado gera preconceito e piadas acerca da sexualidade do homem. É preciso acabar com o preconceito que existe sobre o exame, porque é com ele o urologista poderá identificar se o tecido possui característica de um tumor maligno ou não.
Participe e incentive o Novembro Azul, o cuidado com a saúde é o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Alerte seus amigos, familiares e colegas de trabalho, homem que se cuida vive mais e melhor!