O Brasil conta com, aproximadamente, 740 pperadoras de plano de saúde e 47 milhões de beneficiários destes planos. Para atender esta população, existem os prestadores de serviço em saúde, médicos, clínicas, laboratórios e hospitais.
Por um lado, temos percebido a queda no número de operadoras de plano de saúde. Por outro, percebemos prestadores de serviço de saúde em situações delicadas quanto a manutenção dos serviços e estrutura dispensados para atender a população.
A pergunta que fica frequentemente é “Como podemos levar mais saúde para mais pessoas, agregando valor para todos os envolvidos no setor?”
Gestão do paciente e outras necessidades da Saúde Suplementar
Uma das formas de levar mais saúde para a população é atuar na gestão do paciente internado. Acompanhar o paciente durante o seu processo de internação, olhando exclusivamente para os critérios e para as seis metas internacionais de segurança do paciente faz toda a diferença.
O trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar traz benefícios para que se possa ter uma alta segura e reduzir as reinternações.
Além disso, os alinhamentos com os médicos sobre qualquer tema que precise de uma intervenção, faz com que o paciente tenha um cuidado diferenciado e focado em sua recuperação.
Avaliando resultados
Quando falamos do serviço de Gestão do Paciente Internado como parceiro da Saúde Suplementar, a Qualirede atua com um conjunto de clientes em 168 hospitais no Brasil. Acompanhamos, neste ano, 54.002 pacientes nesses hospitais. Além disso, o trabalho de gestão do paciente internado reduziu a taxa de reinternação em 22%, 1 dia no tempo médio de internação e gerou 2.500 altas seguras.
Essa é uma das possibilidades de atuar para levar mais saúde para mais pessoas. Agregar valor para o mercado de saúde suplementar e atuar fortemente para a sustentabilidade do setor tem sido um estudo constante em nosso dia a dia.